Líderes mundiais incentivam discussões climáticas
2006-06-29
O primeiro-ministro Tony Blair estabeleceu um prazo de um ano para um novo acordo sobre as mudanças climáticas, ao alertar que o tempo para encontrar uma maneira de limitar as emissões de gases do efeito estufa, está acabando. Blair se baseou em um relatório sobre o progresso alcançado desde a reunião de Gleneagles, no ano passado, para dizer que a comunidade internacional não pode gastar outros cinco anos (tempo levado para finalizar o acordo de Kyoto).
Defendendo a sua decisão de tornar as mudanças climáticas uma das suas prioridades para a Presidência Britânica do G8, Blair disse que ele re-iniciou uma “conversação mais significativa e mais prática entre os principais players internacionais”, o G8 e mais cinco países, incluindo a China, Índia e Brasil. Ele disse: “Sobre as mudanças climáticas, precisamos construir um consenso global sobre a escala de ação necessária, e sobre o objetivo global a longo prazo”.
O Presidente Francês, Jacques Chirrac, disse que problemas ambientais e a “unidade” global estarão no topo da sua agenda para o encontro do G8 no mês que vem. Chirrac incitou uma “mobilização forte” dos líderes mundiais na mitigação das mudanças climáticas, dizendo que ele lembrará os seus companheiros da necessidade de se preparar para o período pós-Kyoto (o acordo expira em 2012), segundo um documento distribuído pela sua equipe após uma reunião com organizações não governamentais na Rússia.
Os membros do G8 (França, Inglaterra, Japão, Alemanha, Itália, Canadá e Rússia), com exceção dos Estados Unidos, assinaram o Protocolo de Kyoto sobre mudanças climáticas e estão agindo para reduzir as suas emissões de gases do efeito estufa. Entre os assuntos que devem constar no documento final da reunião do G8 deste ano, estão: Proteção Ambiental, Aquecimento Global, futuro papel da energia nuclear, e promoção de diálogos entre produtores e consumidores. O encontro acontecerá em St. Petersburgo, na Rússia, de 15 a 17 de julho.
(Por Fernanda B Muller, CarbonoBrasil, 28/06/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=25397