Países da América Latina pedem ajuda à UE na gestão da água
2006-06-29
Representantes governamentais de países latino-americanos solicitaram ontem (28/06) à União Européia (UE) que dê prioridade à melhora da gestão dos recursos hídricos em sua ajuda ao desenvolvimento da região. Em um simpósio sobre "Água e Cooperação na América Latina", realizado na sede do Parlamento Europeu, altos funcionários de Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, México, Panamá, Honduras, Guatemala, Bolívia, Peru e República Dominicana assinaram uma declaração que propõe que "a água seja uma prioridade na política de cooperação da UE e dos Estados-membros".
Os representantes latino-americanos também reivindicaram que instituições e Governos europeus habilitem "recursos específicos para o desenvolvimento da Iniciativa para a água da UE" na América Latina, acordada no IV Fórum Mundial da Água no México, em março.
Na reunião, o diretor de Relações Exteriores da Comissão Européia, Eneko Landaburu, admitiu que "não existe possibilidade de reduzir os níveis de pobreza sem levar em conta a questão do meio ambiente e, sobretudo, da água", e defendeu que parte dos subsídios e créditos que as instituições da UE dedicarão ao subcontinente no período 2007-2013 sejam destinados ao tema.
O Secretário de Estado de Recursos Hídricos do Brasil, Joan Bosco Senra, disse que o país realizou um estudo das regiões hidrográficas e fixou metas na gestão de água a serem cumpridas até 2020. Senra também afirmou acreditar que o Parlamento e a Comissão Européia passarão "das palavras às ações".
(EFE, 28/06/2006)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/24310012431500/2431056/2431056_1.xml