As chuvas que caíram na região do Alto Uruguai resolveram momentaneamente o problema da falta de água em Itatiba do Sul, que está em situação de emergência desde maio. Segundo dados da Corsan, choveu 85 milímetros no município nos últimos dias. A comunidade de São João da Pedra, localizada a 5 quilômetros Centro, pode novamente ver o rio que nasce na região correr com água em abundância.
Os moradores do interior do município dependiam diretamente do abastecimento de água fornecido pela prefeitura. Um caminhão abastecia semanalmente 45 famílias, uma média de 70 mil litros de água/dia.
A estiagem gerou perdas de 40% na produção do leite em virtude da falta de água para os animais, que causa estresse e, conseqüentemente, redução do apetite. Além disso, as pastagens secas também contribuíram para diminuir as opções do gado leiteiro. O município de Itatiba do Sul também se destaca na plantação de citros e teve quebra de 30% na produção, prejudicada pelo mau desenvolvimento das frutas.
De acordo com o secretário de Administração, Luiz Carlos Teczak, a chuva vai permitir o preparo da terra para o plantio de fumo dentro de algumas semanas. A Prefeitura da Itatiba do Sul suspendeu o transporte de água para o interior. O caminhão passa agora a desempenhar outras funções, como o transporte de adubo.
(
Correio do Povo, 28/06/2006)