Eufer entra na corrida pelas centrais de biomassa
2006-06-27
A Eufer vai participar no concurso para a construção, em Portugal, de centrais de produção de electricidade através da biomassa. A empresa da Enel Unión Fenosa para as energias renováveis no mercado ibérico deverá apresentar propostas para as 15 centrais a concurso, com uma potência conjunta máxima de 100 MW. O investimento previsto é de 1,5 milhões por cada MW instalado.
A estratégia da Eufer passa pela associação a parceiros locais. "Procuramos as parcerias mais adequadas para cada projeto", explicou Miguel Antonanzas, presidente da Eufer, em declarações ao "Diário Económico". A empresa estabelece como objetivo aceitável atingir 50 MW de capacidade instalada em Portugal. O Governo recebe propostas até 11 de Setembro. O concurso abrange 12 distritos e integra-se no objectivo português de atingir a meta de 150 MW de energia eléctrica produzida através da biomassa até 2010.
Detida em 80 por cento pela italiana Enel, com os restantes 20 por cento nas mãos da Unión Fenosa, a Eufer pretende construir centrais eólica, fotovoltaicas e de biomassa em Espanha com uma capacidade total de 650 MW. Portugal é visto com um dos novos mercados para crescer, devido às limitações impostas em Itália pelas autoridades de concorrência.
(Ambiente Online, 26/06/2006)
http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=4122