Suprema Corte dos Estados Unidos vai decidir se CO2 é poluição
emissões de co2
2006-06-27
A Suprema Corte dos Estados Unidos mergulhou num debate áspero sobre aquecimento global, e sobre se o governo deve regulamentar a emissão dos gases do efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono emitido por automóveis. A decisão poderá vir a ser a mais importante já tomada pela Justiça dos EUA a respeito do meio ambiente.
O Supremo americano decidiu analisar se a legislação ambiental do país força a Agência de proteção Ambiental (EPA) a tratar o gás carbônico dos carros como um poluente nocivo à saúde. O veredicto poderá redefinir o tratamento dado ao aquecimento global nos EUA.
O presidente George W. Bush vem se recusando a regulamentar a emissão de gás carbônico, o principal responsável pelo efeito estufa, que impede que o calor gerado quando o solo é aquecido pelo Sol escape para o espaço. Bush prefere esperar por atitudes voluntárias das empresas e pelo desenvolvimento de tecnologias menos poluentes.
Mas vários Estados americanos argumentam que o gás carbônico e outros gases do efeito estufa deveriam ser tratados como poluentes nocivos à saúde. Os governos estaduais entraram na Justiça para obrigar a EPA a controlar as emissões de CO2, como já faz com substâncias cancerígenas e causadores de chuva ácida.
Nesta segunda-feira (26/06) a Suprema Corte apenas concordou em julgar o caso. Os argumentos das partes deverão ser apresentados ao final deste ano, e o veredicto é esperado para junho de 2007.
(AP, 26/06/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/jun/26/329.htm?RSS