A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) São Bernardo iniciou no último dia 20 a operação em fase experimental da turbina 3, com potência de 5 megawatts (MW). Já na turbina 2, também com 5 MW, os testes iniciaram no dia 15 de junho. Com capacidade total de 15 MW, São Bernardo é a segunda PCHs selecionada pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa), a iniciar operação no Estado. O investimento na obra foi de R$ 42 milhões. Ao todo foram criados 350 empregos diretos e outros 300 postos de trabalho indiretos.
Conforme o secretário estadual de Energia, Minas e Comunicações, José Carlos Brack, a CJ Energética, empresa proprietária do empreendimento, está com 95% da obra concluída. "O período de testes deve durar um mês. A previsão é que a São Bernardo entre em operação comercial na segunda quinzena do mês de julho", informa o secretário.
A Pequena Central Hidrelétrica de São Bernardo está localizada no rio Bernardo José, na divisa dos municípios de Barracão e Esmeralda, região nordeste do Estado. A área inundada pelo reservatório é de 23 hectares e a usina irá operar com três turbinas de 5 MW cada uma. "As PCHs são importantes por disseminarem por todo o Rio Grande do Sul uma fonte de energia renovável de baixo impacto socioambiental e de custo de implementação relativamente baixo", explica Brack.
(
Correio do Povo, 26/06/2006)