Mais de dois mil alunos da rede pública de Pelotas e municípios da região poderão navegar pelas águas do canal São Gonçalo e conhecer as atividades do Porto, a utilização das hidrovias e o meio ambiente local por meio do Projeto Escola SPH.
Nesta segunda-feira (26/06), às 15h, será assinado o termo de cooperação entre a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), BRDE, ONG Fitur para viabilizar a continuidade do projeto que já atendeu cerca de 500 alunos desde 2004. O ato ocorrerá à bordo da Escuna Vento Negro, atracada no cais do Porto, e após será realizada a primeira navegação do ano.
Coordenado pela SPH, o Projeto mantém atividades também em Porto Alegre desde novembro de 2005, onde conta com a parceria da Caixa RS e do Instituto Martim Pescador. Devido suas características de educação socioeconômica ambiental, o Escola SPH foi reconhecido como atividade oficial de educação ambiental do estado em 5 de junho de 2006, Dia Mundial do Meio Ambiente.
A idéia nasceu em Pelotas a fim de aproximar a comunidade da área portuária e dos recursos naturais. O Projeto é gratuito e indicado a alunos da rede pública de Pelotas e região, a partir da 6ª série. As escolas podem se inscrever a partir de 27 de junho na sede do porto pelo telefone 3278-7272.
(
Diário Popular, 25/06/2006)