Lucas do Rio Verde quer ser modelo ambiental
2006-06-26
Doze parceiros com interesse na preservação do Meio Ambiente pretendem tornar Lucas do Rio Verde o primeiro município a ter todas a propriedades rurais regularizadas do ponto de vista do Código Florestal no Brasil. Órgãos como a Secretaria de Estado de Meio
Ambiente, prefeitura de Lucas e Ministério Público Estadual, em conjunto com a Organização Não Governamental The Nature Conservancy (TNC) pretendem mapear todos os 364.987 hectares do município em um ano.
Com o mapeamento, os parceiros pretendem conservar cerca de 70 mil hectares de reservas legais através do Código Florestal, a partir do momento que puderem identificar as reservas que devem ser mantidas intactas em cada propriedade, além das Áreas de Preservação Permanente (APP) da região. Outro objetivo é fazer com que Lucas seja município modelo no cenário estadual e nacional por não possuir passivos florestais e trabalhistas na atividade agropecuária.
Entre os motivos que levaram o município a participar da iniciativa inovadora estão a sustentabilidade ambiental da atividade rural e as pressões do mercado agrícola, no qual Lucas do Rio Verde se destaca há alguns anos. Pelo projeto, há a possibilidade de criação de mecanismos coletivos para auxiliar no alcance da meta, como a criação de reservas legais em condomínio.
De acordo com a secretária municipal de desenvolvimento agrícola e meio ambiente de Lucas do Rio Verde, Luciane Bertinatto Copetti, outro fator importante é a consciência dos produtores rurais e dos administradores.
O diretor do Programa de Conservação das Savanas Centrais da TNC, João Campari, explica que o projeto enfrenta o desafio de estabelecer uma agenda comum entre o setor produtivo, entidades de pesquisa, governos, sociedade civil e ambiental.
(Diário de Cuiabá, 24/06/2006)
http://www.diariodecuiaba.com.br