Lixo tóxico da Votorantin Metais mata 100 toneladas de peixes em MG
2006-06-26
"O peixe sumiu. E o pescador vai ao mesmo caminho...". Esta é a preocupação dos pescadores da Bacia do Rio São Francisco expressa em uma carta uma dirigida ao povo brasileiro e às autoridades. O documento foi elaborado no I Encontro de Pescadores e Pescadoras da Bacia do São Francisco, realizado na capital baiana, Salvador, na última semana.
De acordo com a carta, mais de 100 toneladas de peixes adultos já morreram em Minas Gerais - um dos cinco estados em que o rio passa - devido à contaminação por rejeitos tóxicos lançados pela empresa Votorantin Metais. Os pescadores citam também as conseqüências da construção de barragens pelas companhias hidrelétricas de São Francisco (Chesf) e de Energia Elétrica de Minas Gerais (Cemig), que tornaram a pesca artesanal impraticável.
Os pescadores afirmam que a imposição do modelo de “desenvolvimento capitalista predador” no país é responsável pelo sumiço dos peixes e pela ameaça de extinção dos pescadores da região. Como alternativa, propõem a suspensão da transposição do Rio São Francisco e também dos projetos de novas barragens, além de ressaltarem a necessidade de se desenvolver um autêntico Programa de Revitalização da Bacia que leve em conta a experiência e a opinião das comunidades locais.
(Por Marina Mendes, Agência de Notícias do Planalto, 25/06/2006)