A Ventos do Sul, empresa responsável pela implantação dos parques eólicos de Osório, aguarda a autorização da Aneel para que os primeiros 25 aerogeradores possam entrar em operação comercial já na próxima quarta-feira (28/06), data da inauguração do primeiro dos três parques, o Osório.
O Diário Oficial da União de quinta-feira publicou a autorização da Aneel para testes de 13 torres. Segundo a direção da empresa, os outros 12 haviam sido autorizados antes. De acordo com o cronograma da Ventos do Sul, os testes dos 25 terminariam ainda ontem, para que a operação, de fato, comece quarta-feira.
Quando estiver concluído, o empreendimento terá três parques (Osório, Sangradouro e Índios), cada um com 25 aerogeradores, totalizando uma capacidade de geração de 150MW. Será o maior parque da América Latina e quintuplicará a energia eólica produzida hoje no país. A inauguração dos primeiros 50MW de Osório terá a presença do secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Nélson Hubner, que virá ao Estado na condição de ministro substituto.
A inauguração dos aerogeradores não será o único compromisso de Nélson Hubner no Estado. Segundo o deputado Adão Villaverde, antes de Osório, o ministro substituto vai inaugurar a Subestação Nova Santa Rita. Embora leve o nome do município onde está localizada, é conhecida como subestação Pólo Petroquímico.
A obra recebeu investimentos de R$ 139 milhões, a maior parte aplicada pela Eletrosul. A subestação deverá dobrar a capacidade de atendimento de energia na região Metropolitana de Porto Alegre, além de aumentar em cerca de 30% a segurança do sistema de energia elétrica no Rio Grande do Sul.
(Por Denise Nunes, Panorama Econômico,
Correio do Povo, 24/06/2006)