A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) autorizou o plantio florestal em 69 mil hectares neste ano. A divulgação foi feita ontem, na sede da entidade. Das 36 solicitações para autorização de plantio enviadas entre maio de 2005 e junho desse ano, 16 empresas receberam o aval da Fepam, entre elas Aracruz e Votorantim. As autorizações foram concedidas depois de reparos ao Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre a Fepam e Ministério Público Estadual.
Em resposta à demora para liberar as licenças ambientais alegada pelas empresas florestais, o diretor-presidente da Fepam, Antenor Ferrari, disse buscar o progresso econômico com a preservação ambiental. "Somos responsáveis pela garantia dos empreendimentos", ressaltou.
Conforme o diretor, entre os critérios estabelecidos para recuperação das áreas degradas está a destinação de 20% da propriedade à reserva natural. "Nos empreendimentos, 50% da área será voltada para o plantio e a outra metade para sua recuperação", disse. O diretor-técnico da Fepam, Jackson Müller, acredita que, até 2010, o plantio florestal ocupará 700 mil hectares.
(
Correio do Povo, 24/06/2006)