O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, apresentou, ontem, em Brasília, ao secretário de Infra-estrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Hypérides Pereira de Macedo, a proposta de que o projeto de construção de uma nova barragem no município contemple a possibilidade de incluir, também, a instalação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH).
De acordo com Mainardi, a idéia foi bem recebida e deverá ser incorporada ao projeto, que deve ser contratado pelo Ministério da Integração Nacional, visando aumentar a oferta de água para o abastecimento dos moradores da zona urbana do município. Com isso, será feito estudo sobre a viabilidade do empreendimento.
O local exato não foi definido, mas é possível que ocupe área dentro da bacia da barragem emergencial.
O prefeito também esteve com o diretor Técnico da Eletrobrás, Carlos Cardeal, que aprovou a proposta, destacando ser ela viável tanto do ponto de vista técnico como em seu aspecto econômico. “Queremos, com isso, construir uma PCH que gere energia em quantidade suficiente para abastecer os próprios municípios, aí incluídas as instalações do Departamento de Água e Esgoto, e o sistema de iluminação pública, o que geraria economia financeira” esclareceu o prefeito.
Por último, Mainardi adiantou que os recursos para a elaboração do projeto já foram liberados.
(
O Minuano online, 22/06/2006)