A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) dão início hoje ao desenvolvimento do projeto experimental para produção de biodiesel. Em reunião, às 14h, as entidades reunião prefeitos, secretários de agricultura, dirigentes de sindicatos e representantes de escritórios da Emater dos vales do Rio Pardo e Taquari.
No encontro, em Santa Cruz do Sul, a Afubra e a Unisc vão apresentar as diretrizes gerais e alguns aspectos específicos do projeto, cujos recursos financeiros virão do Ministério do Desenvolvimento Agrário, através do Programa de Apoio à Diversificação Produtiva das Áreas Cultivadas com Fumo.
Segundo o vice-presidente da Afubra, Heitor Petry, 31 municípios deverão ser parceiros. "Cada um deles deverá selecionar um produtor para o desenvolvimento de lavoura experimental de um hectare de girassol", diz. Dos grãos da planta, será extraído o óleo para fins combustíveis, enquanto que a torta (resíduo resultante da prensagem) será destinada para alimentação animal.
O beneficiamento deverá ocorrer em uma unidade na Estação Experimental da Afubra e análises serão feitas pela Unisc. "Queremos observar se a atividade pode representar uma opção para o fumicultor", diz.
(
Correio do Povo, 23/06/2006)