Chuvas e deslizamentos de terra matam mais de 200 na Indonésia
2006-06-22
Equipes de resgate vasculham a região da ilha de Sulawesi, no leste da Indonésia, à procura de vítimas de deslizamentos de terra e inundações que já mataram mais de 200 e deixaram 130 desaparecidos. As enchentes são o mais recente desastre natural a atingir o país neste ano. No final de maio, um terremoto de 6,3 graus na escala Richter atingiu o centro de Java, matando mais de 6.000 pessoas, ferindo outras 46 mil e destruindo 135 mil casas.
A região também sofre com o vulcão Merapi, que expele lavas já forçou a retirada de 11 mil pessoas. Após quatro dias de chuvas fortes, algumas áreas estão inacessíveis devido ao bloqueio de estradas e pontes A maior parte das vítimas --184-- estavam no distrito de Sinjai, no sul da Província de Sulawesi, de acordo com as equipes de emergência.
Mais de cem casas ficaram destruídas ou danificadas. Em algumas áreas, inundações chegam a 1,8 metros de altura, de acordo com o Ministério de Assuntos Sociais. O órgão do governo enviou remédios, cobertores e outros mantimentos para as áreas afetadas.
Embora os temporais e deslizamentos sejam comuns no país, fontes do governo afirmam que o desmatamento contribui para que o saturamento do solo. "Houve chuvas fortes, e a floresta foi desmatada, por isso, o nível das águas subiu rapidamente", afirmou Bachtiar Chamsyah, do Ministério indonésio do Interior. As chuvas de monção atingem seu auge em janeiro, mas chuvas fortes continuaram a atingir a Indonésia, matando ao menos 23 pessoas na ilha de Java em abril.
(Folha Online, 22/06/2006)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u97188.shtml