Físico britânico teme que o aquecimento global deixe a Terra "como Vênus, com 250ºC"
2006-06-22
O físico britânico Stephen Hawking encantou e provocou um grupo de estudantes chineses, dizendo a eles que apreciou as mulheres chinesas e que teme que o aquecimento global deixe a Terra "como Vênus, com 250ºC e chuvas de ácido sulfúrico". Diante de uma audiência de 500 pessoas, o cientista declarou ainda que gosta "da cultura chinesa, da comida chinesa e, acima de tudo, das mulheres chinesas. São lindas". O público riu e aplaudiu.
O comentário sobre aquecimento global é uma provocação à China, segundo maior emissor dos gases causadores do efeito estufa, atrás apenas dos EUA. Especialistas alertam que, se as emissões não forem reduzidas, as geleiras do mundo poderão derreter numa velocidade sem precedentes, gerando cheias, secas e outros desastres.
Hawking estava em Pequim para participar de uma conferência sobre teoria das cordas, uma das teorias propostas pela Física moderna para fornecer um modelo do Universo. O talento de Hawking para explicar conceitos científicos complexos deu ao pesquisador uma multidão de fãs no mundo. Na China, onde o governo comunista prega que a competência científica é crucial para o futuro do país, o cientista tem um status de superstar.
Entre os participantes do seminário estão Edward Witten, ganhador da Medalha Fields de Matemática em 1990, e David Gross, ganhador do Nobel de Física em 2004. Os cientistas foram bombardeados por perguntas como "quantos universos existem?" e "é possível viajar para o passado?" Respostas curtas: um e não. A despeito das credenciais impecáveis dos demais participantes, Hawking, que sofre de uma doença degenerativa e vive confinado a uma cadeira de rodas, roubou o show. Quando um estudante pediu-lhe que se definisse, Hawking respondeu: "Otimista, romântico, teimoso".
(AP, 21/06/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/jun/21/194.htm?RSS