Nature critica lentidão para alertas no Brasil
2006-06-22
O sistema brasileiro de vigilância epidemiológica foi alvo de duras críticas num texto exibido desde anteontem no site da revista Nature. A reportagem cita a demora na notificação de "um misterioso e fatal" surto de doença respiratória, registrado no Rio Grande do Norte a partir de março deste ano, para ilustrar a falta de agilidade das autoridades de saúde brasileiras. De acordo com a Nature, os casos só teriam chegado ao conhecimento da comunidade internacional no início deste mês.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa,rebateu as acusações e afirma que enviará uma carta à publicação. "A matéria se baseia em baboseiras e numa publicação, a ProMED, que é a maior fonte de rumores na área", disparou.
A doença misteriosa a que a Nature se refere é a pneumonia hemorrágica, que afetou 29 pessoas na região. "Mas tão logo os primeiros casos foram relatados, enviamos uma equipe para fazer a investigação. O caso não foi comunicado às autoridades por uma razão: não era preciso, não havia relação entre pacientes, não era gripe ou doença de notificação compulsória", afirmou Barbosa.
Ele disse que o País se destacou mundialmente nos últimos anos pela boa qualidade na vigilância em saúde.
(Nature, 21/06/2006)
http://www.nature.com/news/2006/060619/full/060619-1.html