O prefeito de Rio Grande, Janir Branco, acompanhado de uma comitiva de vereadores, esteve reunido ontem, na sede da Corsan, em Porto Alegre, com o diretor-presidente Telmo Kirst, para tratar do encaminhamento das obras de reforma da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), localizada próxima ao Parque Marinha.
Na oportunidade, o diretor-presidente da Corsan informou ao prefeito que, no dia anterior, a Fepam havia liberado a licença ambiental, possibilitando que os editais das obras, na ordem de R$ 2 milhões, possam ser publicados nos próximos dias. Telmo Kirst ressaltou que a Corsan vai continuar investindo na expansão e melhoria dos sistemas de esgotos de Rio Grande.
"Estamos aguardando a liberação de recursos para financiamentos de obras de água e esgotos, junto ao Ministério das Cidades. No entanto, estamos encontrando dificuldade para obtermos esses recursos, apesar da boa situação financeira da Corsan", ressaltou o dirigente.
Ele informou ainda que está sendo montada uma operação financeira junto ao Banrisul e que Rio Grande será incluída para a execução de novas obras de esgotos. Durante a reunião, os vereadores Jair Rizzo (PL), Wilson Batista Duarte (Kanelão -PMDB), Paulo Renato Gomes (Renatinho-PPS), Jurandir Pereira (PTB), Julio Cesar Silva (PMDB) e Sandro Oliveira (Boka - PMDB) manifestaram suas preocupações com o encaminhamento da questão da boa operação da ETE de Rio Grande.
Todos os presentes destacaram também a efetiva participação do promotor público, Dr. Francisco Simões Pires, no acompanhamento da questão dos esgotos e da operação da ETE de Rio Grande. Também estavam presentes na reunião o diretor de Expansão da Corsan, Sérgio Klein, e o superintendente regional, Eduardo Guimarães.
(
Agora online, 22/06/2006)