Annan diz que mundo age como "sonâmbulo" em proliferação nuclear
2006-06-21
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, advertiu nesta quarta-feira (21/06) que o mundo age como "sonâmbulo" na questão da proliferação nuclear. Annan pediu para que os esforços para suspender a disseminação das armas nucleares seja renovado de forma urgente. Discursando na Conferência sobre Desarmamento das Nações Unidas, ele disse ainda que, sem medidas para frear a proliferação, mais e mais Estados iriam procurar armas nucleares, que também poderiam cair em mãos de cidadãos comuns.
"A comunidade internacional parece andar praticamente como um sonâmbulo nessa direção -- não por escolha consciente, mas por erro de cálculo, debate estéril e paralisia", disse Annan. Ele falou em um momento em que a comunidade internacional está tensa por causa do programa nuclear da Coréia do Norte e do Irã.
A Coréia do Norte está, aparentemente, preparando um teste de um míssil de longo alcance, capaz de carregar uma ogiva nuclear até o Alasca. EUA, Coréia do Sul e Japão descreveram o teste como uma grave ameaça à segurança regional. "Espero que o líder da Coréia do Norte escute o que o mundo está lhe dizendo, e tome cuidado para não tornar a situação na península ainda mais complicada", disse Annan em seu discurso para representantes de 65 países.
O Irã, por sua parte, precisava dar novas garantias ao mundo de que suas intenções são pacíficas, cooperando com a Agência Internacional de Energia Atômica da ONU, acrescentou. Mundialmente, Annan pediu um esforço maior com relação ao desarmamento nuclear, a fim de restaurar a confiança entre as potências nucleares e o restante da comunidade internacional.
(Reuters, 21/06/2006)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2420501-2421000/2420621/2420621_1.xml