Tempestade inunda áreas costeiras na América Central
2006-06-21
Uma tempestade vinda do sul do Oceano Pacífico atingiu partes da costa da América Central nesta terça-feira (20/06), segundo meteorologistas americanos. A Central Nacional de Furacões em Miami, Estados Unidos, disse que a tempestade formou ondas de até quatro metros de altura. Estas ondas estão atingindo milhares de quilômetros da costa, do sudoeste do México ao Panamá. Segundo a agência de notícias Associated Press pelo menos 20 casas e um pequeno hotel foram levados pelas ondas na Guatemala e na Nicarágua.
"O mar levou oito quartos e parte do restaurante, que era feito de madeira", disse Brigido de Paz, gerente de um hotel frequentado por surfistas em Sipacate, a cem quilômetros da capital, Cidade de Guatemala, à agência de notícias AP. "A cozinha e os quartos, que eram feitos de concreto, estão inundados e danificados", acrescentou.
Casas
A imprensa da Nicarágua afirmou que 1,5 quilômetro da costa de Jiquililo, uma praia popular, foi inundado. Autoridades do país ordenaram a retirada de 200 pessoas e enviaram soldados e equipes de resgate enquanto as ondas avançavam cem metros terra adentro, levando cerca de 20 casas em Puerto Corinto, disse uma autoridade da defesa civil à agência AP.
As ondas foram levadas por um "ciclone de inverno forte no hemisfério sul", segundo Hugh Cobb, do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. As ondas foram para o norte, espalhando-se à medida que cruzavam a linha do Equador, e atingindo toda a costa sul, entre os balneários de Manzanillo e Acapulco, no México e no Panamá. Segundo Cobb, o que os moradores da América Central estão enfrentando nesta terça-feira é "provavelmente o pior que vão enfrentar, (as ondas) devem diminuir nas próximas 24 a 48 horas".
(AP, 20/06/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=25264