O navio oceanográfico Atlântico Sul, da Fundação Universidade Federal de Rio Grande (Furg), volta ao mar às 15h de hoje, depois de seis meses parado em função de obras e troca de tripulação. A embarcação fará um cruzeiro de pesquisa do projeto que estuda a influência de processos físicos (correntes e massas de água) na produção biológica do Sul do Brasil.
O estudo é coordenado pelo professor Jorge Pablo Castelo, do Departamento de Oceanografia, e financiado pelo Programa Nacional de Formação de Núcleos de Excelência (Pronex), do CNPq. O projeto envolve laboratórios dos departamentos de Oceanografia, Física e Química. Segundo o professor Osmar Müller, do Departamento de Física, coordenador dos trabalhos, durante o cruzeiro serão recuperados os dados registrados por perfiladores acústicos de correntes, instalados em 2005 no Cabo de Santa Marta (SC) e Albardão (RS).
Os equipamentos medem as correntes marinhas em vários níveis de profundidade pela utilização de princípios acústicos. Estarão a bordo 12 tripulantes e 12 pesquisadores e estudantes. Cerca de R$ 70 mil foram investidos para realizar as melhorias no Atlântico Sul. Os recursos vieram do Ministério da Educação.
(
Correio do Povo, 21/06/2006)