II Semana dos Alimentos Orgânicos começa nesta sexta-feira
2006-06-21
O governo federal promove, de 23 a 30 de junho, a II Semana dos Alimentos Orgânicos. A iniciativa pretende incentivar o consumo desses produtos pela população. Durante toda a semana, em 13 estados e no Distrito Federal, serão realizados seminários, feiras, palestras, degustações, circuitos gastronômicos, visitas a fazendas orgânicas entre outras atividades para divulgar o produto e seus benefícios. Participam da iniciativa os ministérios do Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Desenvolvimento Agrário.
Para Gerson Teixeira, diretor de Economia e Meio Ambiente do MMA, a campanha faz parte de uma estratégia maior que o Ministério do Meio Ambiente está implementando para divulgar os chamados bens e serviços ambientais no Brasil. Segundo ele, o alimento orgânico tem uma dimensão social grande por estimular a agricultura familiar, além de ser um produto ambientalmente sustentável e saudável. "Nós não queremos só ampliar, mas popularizar o consumo dos alimentos orgânicos", afirma Teixeira.
Ele informou ainda que estão em análise pelo ministério medidas de incentivo econômico aos produtores de alimentos orgânicos que podem significar um salto nas safras dos próximos anos. Atualmente, a produção orgânica brasileira ocupa cerca de 6,5 milhões de hectares e envolve aproximadamente 20 mil produtores, dos quais 80% são pequenos.
Para Rogério Dias, coordenador geral de Desenvolvimento Sustentável do Ministério da Agricultura, promover o produto orgânico é uma maneira de incentivar também boas práticas no campo. "Esta campanha procura clarear algumas dúvidas que a população possa ter sobre os orgânicos e transformar o consumidor urbano num aliado dos produtores".
Durante a II Semana dos Alimentos Orgânicos, serão distribuídos folders, adesivos e materiais publicitários com o objetivo de informar o consumidor sobre o produto orgânico. As atividades serão realizadas no Acre, Alagoas, Bahia, Brasília, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Entre os parceiros da iniciativa estão também a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Comissões da Produção Orgânica nas Unidades da Federação (CPOrg-UF), Banco do Brasil, Sebrae, WWF Brasil, Planeta Orgânico e Sindiorgânicos.
A Primeira Semana de Alimentos Orgânicos aconteceu entre 10 e 16 de setembro do ano passado.
(Ibama, 20/06/2006)
www.ibama.gov.br