UE doa US$ 4,8 bilhões para ajudar o setor pesqueiro
2006-06-20
Governantes da União Européia superaram um impasse de dois anos, concordando com um novo fundo de US$ 4,8 bilhões para ajudar os pesqueiros, abatidos depois de anos de pesca em excesso, o que dizimou os estoques de peixe no oceano. O dinheiro será usado para subsidiar os pescadores europeus de 2007a 2013, e tem o objetivo de assegurar que o setor tenha um futuro viável, segundo as autoridades.
Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Holanda haviam bloqueado um acordo sobre os planos de oferecer assistência para a substituição de motores de barcos de pesca. O Comissário de Pesqueiros da UE, Joe Borg, disse que o meio-termo foi encontrado, permitindo a ajuda aos barcos menores que 12 metros, usados em sua maioria por operadores em pequena escala. Os barcos maiores ainda podem se qualificar se reduzirem sua capacidade em 20%, disse. De acordo com Borg, o fundo também daria suporte àqueles que estão lidando com os preços crescentes dos combustíveis.
O fundo da UE também pode ser usado para ajudar a pagar técnicas mais ecológicas e para estratégias de treinamento e de aposentadoria precoce para os pescadores desempregados. Todos os setores - incluindo pesqueiros em terra ou em mar, negócios de hidrocultura, setores de processamento e vendas - poderão se beneficiar da ajuda, segundo as autoridades. Mas os ambientalistas criticaram duramente o fundo, dizendo que ele faria pouco para encorajar os pescadores a diminuir o tamanho da pesca ou persuadi-los a deixar o setor.
A Comissão Européia, que esboçou o novo plano reduzido de ajuda em julho de 2004, vem tido problemas para conseguir que as nações da UE concordem em diminuir as cotas de pesca de certos estoques e reduzir o tamanho das frotas. Cientistas dizem que os estoques do Mar do Norte encolheram para cerca de um décimo dos níveis de 1970.
(AP, 19/06/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=25238