Comissão Internacional alerta: busca por reservas de petróleo pode ser prejudicial para as baleias
2006-06-20
O som da explosão de armas de ar comprimido usadas por barcos em busca de reservas de petróleo pode ser prejudicial para as baleias e deve ser mais estudado, diz relatório aprovado, por unanimidade, na reunião da CIB - Comissão Internacional de Baleias. Esse relatório foi o ponto de consenso entre as 70 nações da comissão, que está profundamente dividida na questão da retomada da caça comercial dos cetáceos.
No domingo (18/06), Japão e outras nações que apóiam a caça aprovaram uma moção que, embora tenha apenas valor simbólico, sinaliza uma perspectiva de retomada da matança de baleias para fins comerciais. A prática é proibida há 20 anos.
De acordo com o relatório sobre prospecção de petróleo, elaborado pelo comitê científico da CIB, as explosões de ar comprimido causam altos níveis de som subaquático, que podem afetar os padrões de migração e acasalamento das baleias.
Também foi notada uma possível ligação entre o som e o encalhe de baleias em parias.A CIB recomenda que governos e grupos internacionais estudem a questão e busquem meios de reduzir a poluição sonora nos oceanos.
(AP, 19/06/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=25239