Estudantes de seis escolas de Gramado participaram no último dia 9 de uma caminhada em prol da preservação do meio ambiente e incentivo à cultura. A ação marcou a abertura do Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, da Parceiros Voluntários, em Gramado. Os jovens distribuíram mudas de araucária e folhetos contendo poemas e intruções de como proteger a natureza da degradação.
O percurso feito pelos estudantes, professores e pais iniciou na rua Coberta e foi até a praça das Comunicações (onde está acontecendo a 10ª Feira do Livro). Participam do projeto as escolas Cenecista (centro), Santos Dumont (centro), David Canabarro (bairro Jardim), Nossa Senhora da Pompéia (Serra Grande), Gentil Bonatto (bairro Prinstrop) e Henrique Bertolucci Sobrinho (bairro Casagrande).
Para Bruna Bérgamo, 14 anos, do Colégio Estadual Santos Dumont, “integrar atividades como esta é uma oportunidade de fazer algo pelo mundo. Um projeto como este não deve morrer nunca”, avaliou a estudante.
A diretora da Escola Gentil Bonato, Marina Bazei, revelou que o educandário está ingressando este ano no projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania. “A proposta de participar partiu da direção e contou com o apoio dos professores e adesão dos alunos. Na nossa escola temos apenas uma árvore no pátio. Com o objetivo de plantar mais algumas espécies em volta do nosso prédio, convidamos as turmas de 7ª e 8ª para participarem”, afirmou ela, referindo-se a uma das atividades que devem ser desenvolvidas pela tribo.
(
Jornal de Gramado, 18/06/2006)