O consumidor deve redobrar os cuidados ao comprar água mineral de 20 litros em Porto Alegre. O alerta é do presidente da Associação dos Distribuidores de Água Mineral do RS (Adam/RS), Alexandre Cidade, ao denunciar que cerca de 95% dos locais que vendem gás de cozinha comercializam água mineral, o que é proibido pela lei municipal 9.944. "Não existe fiscalização, e a saúde das pessoas está correndo risco", afirmou.
A lei foi sancionada pelo prefeito José Fogaça no início do ano, mas, segundo Cidade, "o Executivo fiscaliza com base na lei estadual, que é mais ampla".
Conforme levantamento recente da Adam/RS, há em Porto Alegre 37 estabelecimentos vendendo água mineral em condições irregulares, a grande maioria depósitos, distribuidores de gás, borracharias e oficinas. Cidade informou que a entidade comunicou, no dia 6, a Promotoria de Defesa do Consumidor sobre as irregularidades, mas não teve retorno. "Enquanto não há resposta e a fiscalização não é feita conforme manda a lei municipal, aconselhamos que os consumidores comprem o produto apenas de distribuidoras de gêneros alimentícios", disse.
(
Correio do Povo, 19/06/2006)