Incêndios florestais causados por fortes raios levam à evacuação de milhares de pessoas nos EUA
2006-06-19
Milhares de pessoas foram evacuadas hoje (19/06) em seis estados dos Estados Unidos, em conseqüência de pelo menos 20 incêndios florestais que já destruíram cerca de 30.000 hectares de cultivos e florestas. Os serviços de emergência informaram que muitos dos incêndios que atingem o Novo México, Arizona, Alasca, Utah, Colorado e Texas começaram na quinta-feira passada por causa de vários raios que caíram em florestas próximas a áreas habitadas, e algumas casas desses locais correm risco de serem destruídas pelo fogo.
O Corpo de Bombeiros de Albuquerque (Novo México), informou que centenas de pessoas foram forçadas a sair de casa em uma ampla faixa do sudoeste do estado, e que, por precaução, duas estradas foram fechadas. O órgão explicou aos meios de comunicação que no Bosque Nacional Gila, no sudoeste do Novo México, um raio causou um incêndio que até hoje consumiu mais de 4.000 hectares de floresta e reservas, forçando a evacuação de quase 300 casas. Ventos de até 70 km/h ajudaram a espalhar o fogo.
Até agora, não há informações sobre vítimas por causa do fogo ou casas destruídas, disse um porta-voz das autoridades de Albuquerque. O controle do fogo deve progredir com a ajuda de grupos de bombeiros e voluntários que chegaram hoje de outras cidades do Novo México. Também no nordeste do Novo México, os raios causaram quinze incêndios florestais que até hoje tinham destruído 13.000 hectares de florestas, de acordo com informações dos bombeiros.
(EFE, 18/06/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=25215