O primeiro dos três parques eólicos de Osório entrará em operação no fim deste mês. O presidente da Ventos do Sul, Telmo Magadan, que responde pela empresa constituída em 2005 para a implantação dos parques, garantiu ontem que o início da operação ocorrerá logo após a instalação das torres.
"O primeiro parque será composto por 25 torres, que vão gerar 50 megawatts (MW) de energia eólica", afirmou. Segundo Magadan, a conclusão dos três parques está prevista para dezembro, quando haverá a inauguração do complexo. O cronograma das obras está sendo cumprido e, segundo ele, está adiantado em algumas partes do complexo.
A partir da inauguração, o parque se tornará o maior do gênero na América Latina e um dos mais avançados do mundo. O projeto subdividido em três parques - Osório, Sangradouro e Índios - terá um total de 75 aerogeradores (25 por parque), com 98 metros de altura (chegam a 135m com o aerogerador) e 810 toneladas cada.
Os parques eólicos de Osório terão potência instalada de 150 megawatts de energia, o que, conforme a empresa, é capaz de abastecer as casas de 650 mil pessoas por um ano. Pelo prazo de 20 anos, a energia será adquirida pela Eletrobrás. "A vantagem desse sistema está na geração de energia limpa e ecologicamente correta, que complementa a energia hídrica", apontou.
Atualmente, cerca de 800 operários trabalham na construção do complexo eólico de Osório. Com a conclusão, haverá um grupo de 25 a 40 funcionários fixos.
(
Correio do Povo, 17/06/2006)