Explosões em uma planta química no Leste da China, na Província de Zhejiang, na terça-feira (13/06), poderão ameaçar o rio que corre através da cidade saudável de Wenzhou, segundo informou a agência de notícias Xinhua.
"Numerosas explosões que se seguiram a outras menores deram início ao fogo, que destruiu duas fábricas na planta química de Longxin, que produz principalmente peróxido de hidrogênio", afirmou a Xinhua.
Os incêndios liberaram fumos tóxicos e ameaçaram os campos que ficam em torno do rio Oujiang, que segue por uma área de 4.7 milhões de pessoas e chega às cidades de Wenzhou e Lishui.
O peróxido de hidrogênio industrial contém arsênico, metais pesados e outros ingredientes tóxicos que podem ser prejudiciais, disse a Xinhua, acrescentando que as causas das explosões ainda estão sendo investigadas.
A China está se tornando mais sensível aos riscos da poluição que se segue aos acidentes industriais depois que uma planta petroquímica explodiu no inverno deste ano, liberando poluição no rio Songhua, que abastece muitas cidades no nordeste do país.
(
Planet Ark, 16/06/2006)