O presidente Lula participará na próxima terça-feira (20/06), em Passo Fundo, do lançamento da pedra fundamental da BSBios Indústria e Comércio de Biodiesel. O evento, agendado inicialmente para dia 23, foi antecipado a pedido da Presidência da República.
"De acordo com agenda preliminar, a solenidade ocorrerá às 16h", revelou ontem o prefeito de Santa Maria, Valdeci Oliveira, que em 10 de julho se licenciará do cargo para assumir a coordenação-geral, no Estado, da campanha de Lula à reeleição.
Após a solenidade, Lula deverá retornar a Brasília, mas não está descartada a vinda do presidente a Porto Alegre. O vice-presidente da Assembléia Legislativa, Fabiano Pereira (PT), tenta articular a agenda de Lula com o setor empresarial gaúcho. "Estamos trabalhando para que o presidente participe de um jantar com empresários de vários segmentos do setor produtivo".
Oliveira disse, no entanto, que uma possível visita de Lula à Capital implicaria sua permanência na cidade até a manhã do dia seguinte: "A agenda oficial deve ser definida nesta sexta-feira".
A instalação de uma usina de biodiesel em Passo Fundo representará investimentos de R$ 40 milhões na fábrica, que terá capacidade produtiva de 100 milhões de litros de biodiesel/ano. A indústria deverá absorver 8% da soja produzida no Estado. Em uma segunda etapa serão investidos R$ 150 milhões em armazenagem e esmagamento. A BSBios já deverá estar produzindo no primeiro semestre de 2007, mas a capacidade inicial ficará em 50% da projeção anual. Está prevista a geração de 120 empregos diretos. A intenção é vender a produção para a Petrobras, pois a partir de 2008 o diesel deverá ter 2% de biodiesel.
(
Correio do Povo, 16/06/2006)