Rede Brasileira de Agendas 21 Locais promoverá encontros regionais
2006-06-16
A partir do dia 28 de junho terão início os encontros regionais para discutir o funcionamento nacional e regional da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais. Parceria entre o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS) e a Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente (MMA), coordenado pelo Instituto Vitae Civilis, o projeto promoverá o intercâmbio e o fortalecimento dos processos de Agenda 21 Locais espalhados por todo o País.
O programa está sendo executado com parceiros nacionais e com Elos Regionais - cinco entidades ligadas aos processos de Agenda 21 localizadas nas cinco regiões do Brasil. Os Elos Regionais têm como objetivo a articulação, a realização dos encontros regionais, a coleta de fichas de cadastro dos Processos de Agenda 21 interessados em participar da Rede e o apoio para a mobilização de futuros membros.
A partir das experiências registradas em cadastro do MMA, serão levantados processos por meio de uma ficha cadastral para participarem de encontros regionais. Os critérios para participação incluem a existência de uma instância participativa de discussão e decisão da Agenda 21, com envolvimento dos três setores (público, privado e sociedade civil) e, por fim, considerar todas as dimensões do desenvolvimento sustentável.
Um Encontro Nacional, em agosto, analisará os resultados dos encontros regionais, aprovará a estrutura e funcionamento da Rede e escolherá a coordenação. Podem participar do Encontro Nacional todos os processos de Agenda 21 que tenham preenchido a ficha cadastral.
(Por Gerusa Barbosa, Ministério do Meio Ambiente, 14/06/2006)
www.mma.gov.br
(Por Gerusa Barbosa, Ministério do Meio Ambiente, 14/06/2006)
www.mma.gov.br