Além da fábrica de celulose, o governo estadual quer investimentos do grupo Votorantim em uma usina de cana-de-açúcar. Em um evento empresarial recente, o governador Germano Rigotto chegou a falar em um anúncio para breve, mas o grupo negou ter algo em vista.
Nem tanto ao céu nem tanto à terra. O secretário do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Luis Roberto Ponte, admite que o governo estadual procurou a Votorantim "tentando atraí-la para um investimento no Rio Grande do Sul". Segundo Ponte, a empresa já conhece o Estado, interessa-se pelo setor e o Estado tem potencial. "Nada mais lógico do que induzi-los a investir", conclui Ponte.
O secretário ressalta que há iniciativas no Rio Grande do Sul e cita o protocolo assinado há poucos meses com a empresa Noroeste Bioenergética para a instalação de uma usina industrial de produção de álcool, açúcar e energia em São Luiz Gonzaga. Outros municípios buscam projetos semelhantes, e o deputado federal Luiz Carlos Heinze, um entusiasta da cana-de-açúcar, chegou a propor investimentos à Petrobras.
(
Correio do Povo, 15/06/2006)