Infraero divulga Relatório Ambiental 2005/2006
2006-06-14
A Infraero disponibilizou ao público o Relatório Ambiental 2005/2006. Em sua quarta edição, o relatório divulga a Política Ambiental da Empresa por meio do desempenho de seus Programas em 2005 e relaciona as principais diretrizes norteadoras das questões ambientais para o ano de 2006.
Há seis anos a Infraero têm investido em diversas ações ambientais, tais como redução de energia, manejo de fauna e flora e programas de reciclagem de resíduos sólidos, visando à preservação do meio ambiente e à implantação de processos e tecnologias voltadas à eficiência ambiental em seus sítios aeroportuários, minimizando os impactos ambientais provenientes de suas atividades.
Sua gestão ambiental está apoiada nos Programas Ambientais, desenvolvidos pela Superintendência de Meio Ambiente e Energia e pelas áreas de meio ambiente das Superintendências Regionais e dos aeroportos.
Em 2005 foram investidos recursos da ordem de R$ 11 milhões, em ações, atividades e projetos voltados a 14 Programas Ambientais. Um exemplo dessas ações foi o avanço significativo na utilização dos recursos hídricos, causando uma redução de 9% do consumo total de água nos aeroportos e, conseqüente redução de 20% no consumo médio per capita, em relação ao ano anterior.
Dentro dessa política, a Infraero e a Agência Nacional de Águas (ANA), firmaram Protocolo de Intenções para a implementação de uma série de projetos relacionados à gestão de recursos hídricos nos aeroportos administrados pela empresa. Os projetos escolhidos foram desenvolvidos e serão executados por Universidades, Instituições de Ensino e Pesquisa e Institutos Tecnológicos.
O programa Energias Alternativas tem levado a Infraero a utilizar, sempre que a viabilidade técnica e econômica é confirmada, combustíveis alternativos e fontes de energia renováveis e ambientalmente limpas. Os estudos desenvolvidos pela empresa tem colaborado significativamente com a disseminação e o desenvolvimento tecnológico dessas fontes de energia.
Nos últimos cinco anos, a Infraero tem organizado cursos de formação e treinamento. Através do Programa de Treinamento, voltado às áreas de meio ambiente, ela tem capacitado seus funcionários na identificação e avaliação dos impactos ambientais decorrentes das atividades da Empresa.
(Infraero, 1206/2006)
http://www.infraero.gov.br/impr_noti_prev.php?ni=2008&orig=home