Obras do Urucu- Porto Velho começam até o final deste ano, anuncia ministro
2006-06-13
O ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, anunciou na abertura do seminário “Plano de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, no último dia 9, que a Petrobras está na fase de contratação de pessoal e serviços para o inicio das obras do gasoduto Urucu-Porto Velho.
Segundo o ministro, a previsão é que as obras comecem até o final deste ano. O gasoduto terá a extensão de 520km, com tubulação de 14 polegadas e capacidade de 2,3 milhões de metros cúbicos por dia de gás. A previsão original de custos é de cerca de R$ 1,4 bilhão, com o objetivo de abastecer o mercado de gás natural em Rondônia, principalmente para atendimento da geração de energia.
“Todos os documentos necessários para dar inicio à construção e montagem do gasoduto já foram emitidos, inclusive as licenças de instalação, restando apenas a retomada do processo de financiamento junto ao BNDES, revisão e negociação dos contratos de transporte e suprimento de gás e contratação dos serviços”, disse o ministro.
O prefeito Roberto Sobrinho aproveitou a abertura do seminário para dar outras boas notícias para Porto Velho. Ele anunciou a liberação de recursos do Ministério do Turismo para a recuperação dos galpões da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, obra que será coordenada pela prefeitura; e informou que na próxima semana anunciará a localização do terreno a ser doado para a construção da Escola Técnica Federal de Porto Velho, projeto de lei assinado pelo presidente Lula na quarta-feira passada, reivindicação insistentemente batalhada pela senadora Fátima Cleide.
Roberto Sobrinho lembrou ainda que o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (PAS), nada mais é do que a vontade política do presidente Lula em contemplar a região Norte com um conjunto de grandes empreendimentos na área de geração de energia. “Vejo na iniciativa do governo federal uma mensagem clara e cheia de otimismo, como a dizer aos habitantes da região: - não esquecemos da Amazônia! Nós, de nossa parte, estamos juntamente com um grupo de trabalho interministerial, preparando o município para o impacto dos mega-empreendimentos. Eles são bem-vindos desde que suas conseqüências signifiquem a inclusão social de nossa gente”, arrematou o prefeito.
O PAS é uma iniciativa do governo federal, em parceria com os estados da região amazônica. Em outubro de 2003 foi elaborado uma versão preliminar do plano. Essa versão foi submetida a revisões e já vem norteando a ação governamental para a região norte. No entanto, torna-se necessário concluir o processo de construção do PAS, submetendo essa proposta de desenvolvimento regional estratégico para a Amazônia brasileira à apreciação crítica da sociedade. Para isto, estão sendo realizadas consultas públicas como esta em todos os estados da Amazônia.
Estiveram presentes ao evento o deputado Haroldo Santos (representanto a Assembléia Legislativa), José Detoni (Faculdade São Lucas), Djalma Melo (Agência de Desenvolvimento da Amazônia), Raimundo Soares (CUT), Francisco Teixeira Linhares (Fecomércio), Denise Bandeira (ONGs), Osvaldo Pitaluga (Ibama) e secretários municipais.
(Diário da Amazônia, 12/06/2006)
www.diariodaamazonia.com.br/