Especialistas mundiais debatem na Espanha técnica de fusão nuclear
2006-06-13
A Fusão Nuclear por Confinamento Inercial, um dos métodos empregados para obter este tipo de energia, reúne desde esta segunda-feira (12/06), em Madri (Espanha), especialistas de todo o mundo, que discutem as possibilidades da técnica, ainda em fase experimental. O diretor do Instituto de Fusão Nuclear da UPM - Universidade Politécnica de Madri, Manuel Perlado, explicou que o objetivo do fórum é demonstrar a "viabilidade científica" da fusão inercial como "um primeiro passo para seguir adiante".
O método do Confinamento Inercial, disse Perlado, consiste na iluminação a laser de uma "microbola" com hidrogênio, do tamanho de uma cabeça de alfinete, para que esta se comprima e seja aquecida a cerca de cem milhões de graus celsius, e posteriormente se funda e dê lugar a hélio e nêutrons. Trata-se de um dos métodos desenvolvidos na atualidade na pesquisa da fusão nuclear, além da Fusão Nuclear por Confinamento Magnético.
A 29ª Reunião Internacional da Interação do Laser com a Matéria, que acontece pela terceira vez no Instituto de Fusão Nuclear da UPM, analisa os resultados das grandes instalações de instituições como o National Ignition Facility (Estados Unidos) e o Comissariado da Energia Atômica (França).
(Efe, 12/06/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=25139