Ministério traça estratégia para Turismo Sustentável
2006-06-13
O Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), desenvolveu estratégias de fortalecimento de uma política pública para o setor, focada na perspectiva de sustentabilidade ambiental.
De acordo com essas diretrizes, o turista e o empresário do setor privado que lidam direta ou indiretamente com o turismo podem ajudar, adotando posturas responsáveis, a criar ambientes "ecologicamente corretos" utilizando materiais recicláveis.
O Salão do Turismo - Roteiros do Brasil está reunindo uma pequena mostra das possibilidades do turismo com sustentabilidade ambiental. São móveis, equipamentos e materiais de acabamento e inúmeras práticas que privilegiam a economia. A disposição dos produtos na mostra simula um ambiente simplificado de sala, escritório, banheiro e pequena área externa de um apartamento de hotel.
Escolhas - A idéia de sustentabilidade no turismo também se aplica a qualquer outro segmento. Essas tecnologias protegem o meio ambiente, são menos poluentes, usam todos os recursos de forma mais sustentável, reciclam mais seus resíduos e produtos e tratam os dejetos residuais de uma maneira mais aceitável do que as tecnologias convencionalmente utilizadas.
Os benefícios ao Meio Ambiente podem começar com escolhas do cotidiano, como, por exemplo, utilizar energia solar no aquecimento de água em substituição à energia elétrica. Não desperdiçar energia elétrica, dispensar embalagens na compra de souvenires para evitar a geração de lixo desnecessário e nos locais de hospedagem, evitar a troca de toalha todos os dias e os banhos demorados. São algumas das dicas ambientalmente saudáveis em destinos turísticos.
(Ministério do Turismo, 12/06/2006)
www.mtur.gov.br