Criação de primeiras Reservas Extrativistas em curso em Minas Gerais
2006-06-13
O técnico Gustavo Henrique de Oliveira, da Disam - Diretoria de Desenvolvimento Socioambiental, o chefe da Diren - Divisão de Recursos Naturais da Superintendência do Ibama em Minas Gerais, Júlio Duarte, e o representante do Ministério do Meio Ambiente, Avay Miranda Júnior iniciaram na semana passada os estudos para a criação das primeiras Resex - Reservas Extrativistas no estado.
Os três visitaram as comunidades que solicitaram a criação destas reservas, cujas áreas estão localizadas no Cerrado. Segundo Oliveira, as áreas têm potencial para serem transformadas em Unidades de Conservação de Uso Sustentável: Reservas Extrativistas ou de Desenvolvimento Sustentável, mas a definição dependerá dos estudos em curso.
O Superintendente do Ibama em Minas Gerais, Roberto Messias Franco, destaca o processo de criação desse tipo de unidade. “A demanda surge de baixo para cima, parte da comunidade o desejo de proteger a área. Esperamos festejar a criação da primeira reserva no Estado no dia 11 de setembro, quando se comemora o Dia do Cerrado. As áreas em estudo não serão divulgadas, por enquanto, até o término das análises inicias. Isso para evitar que a ansiedade tome conta das comunidades”, afirmou Franco.
(Por Valdo Veloso, Ibama, 12/06/2006)
www.ibama.gov.br