A tarde ensolarada atraiu ontem dezenas de pessoas ao Jardim Botânico onde, durante todo o dia, ocorreram atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Além de apreciar o visual exuberante do Jardim, os visitantes puderam participar de oficinas, palestras e trilhas orientadas, além de assistir a contações de histórias e visitar exposições.
O evento, previsto para ocorrer inicialmente no domingo passado, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, foi transferido para ontem em decorrência do mau tempo do final de semana anterior. As atividades foram concentradas no estacionamento do Jardim. E entre as que atraíram o maior número de participantes estiveram a oficina para confecção de arranjos florais e as contações de histórias, que mobilizaram o público infantil.
"Fazemos eventos deste tipo sempre na Semana do Meio Ambiente ou no nosso aniversário e a receptividade é mesmo muito boa. Não há um público específico, pois vêm pessoas de todas as idades", lembrou o coordenador do Setor de Educação do Jardim Botânico, José Fernando Vargas.
Enquanto as exposições e oficinas aconteciam no Jardim, na Zona Sul, o 5º Passeio Ciclístico do Morro do Osso encerrou a Semana do Meio Ambiente na Capital. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e Associação Ciclística Zona Sul, teve início no Parque Marinha do Brasil, de onde os ciclistas percorreram a orla do Guaíba até o ponto mais alto do Morro.
Lá, eles formaram um grande círculo, em uma espécie de abraço. Já na região Metropolitana, a Ong Embrião promoveu o 2º Passeio Ciclístico Ecológico de Alvorada. Os ciclistas doaram material reciclado, destinado a entidade recicladora.
(
Correio do Povo, 12/06/2006)