A Associação Comunitária dos Amigos do Bairro Mascarenhas de Morais (Acabama) tenta resolver o problema da falta de abastecimento de água no bairro através de ações que envolvem a participação dos moradores daquela comunidade.
O presidente da Acabama, Giordel Marques, relatou a visita que a diretoria da entidade fez ao comando do 3º RCMec, na quinta-feira, no sentido de viabilizar o uso de um poço que existe no interior da área militar e que se encontra desativado.
Marques contou que durante a seca de 1989 o poço foi usado pelos moradores para prover o abastecimento. O comando do regimento, na época, permitiu a utilização que foi de grande importância dadas as condições críticas provocadas pela estiagem.
Em maio último a Acabama reuniu-se, preliminarmente, com o comandante do 3o RCMec, tenente-coronel Luiz Olavo, para dar ciência da situação dos moradores e solicitar o uso do poço.
ResultadosNa reunião de quinta-feira, os membros da Acabama trataram do assunto com o capitão Bragança, responsável pela fiscalização do regimento. De acordo com as informações de Marques, o uso do poço já foi autorizado pelo comandante e Bragança adiantou que foram iniciados os serviços de limpeza do local.
Caberá à associação a compra da bomba para retirada da água para posterior distribuição, que será feita no próprio local. Em contrapartida os moradores irão colaborar dispondo-se a não colocar lixo nos limites do quartel para evitar, com isso, a proliferação de insetos e ratos, além de outras fontes de contaminação.
(Por Cláudio Albano,
O Minuano online, 12/06/2006)