Energia, clima e União Européia marcam a cúpula Chirac-Blair
2006-06-09
A 28ª cúpula franco-britânica começou em Paris, reunindo o presidente francês, Jacques Chirac, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, com a segurança energética, a mudança climática, a imigração e o próximo Conselho europeu entre os temas da agenda. Blair foi recebido pelo presidente francês no Palácio do Eliseu para a reunião anual. Superados os desentendimentos sobre o orçamento da União Européia de 2005, o momento é de relações "de confiança" entre os dois países, disse o porta-voz de Chirac.
Enquanto os dois dirigentes estiverem conversando a sós, os ministros de Relações Exteriores, Defesa, Assuntos Europeus, Meio Ambiente, Indústria e Educação manterão reuniões. A energia ocupa um lugar importante na cúpula. O contexto é marcado pela alta dos preços do petróleo, incertezas sobre o abastecimento, forte crescimento dos países emergentes e aquecimento global.
Segundo o Palácio do Eliseu, Chirac e Blair estão convencidos da necessidade de uma resposta "européia" ao problema da energia. Os dois vão debater a intensificação do diálogo com fornecedores (Rússia, Cáucaso, Golfo Pérsico, Magrebe e África), mas também a diversificação das fontes, em particular a energia nuclear.
Os dirigentes defendem também um diálogo com os grandes países emergentes para evitar um crescimento exagerado das emissões de gases do efeito estufa, segundo as fontes. Outro tema será a agenda de futuras ampliações da UE. A França, que nega querer evitar a ampliação, pede um processo "controlado", insistindo nos critérios democráticos (adesão dos cidadãos), financeiros e institucionais. A luta contra a imigração ilegal, o crime organizado e o terrorismo também estão na agenda da cúpula franco-britânica.
(EFE, 09/06/2006)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2405501-2406000/2405585/2405585_1.xml