A chuva que caiu na região de Erechim não foi suficiente para amenizar a estiagem na região. Segundo o assistente técnico regional da Emater/RS, Flávio Bonfada, há necessidade de mais precipitação para recuperar a umidade do solo.
Também continua o problema de falta de água nas propriedades rurais para abastecimento dos animais e da população. O nível das fontes de água, das vertentes e dos rios está muito baixo do normal. A situação poderá afetar também a citricultura na região, segundo o assistente técnico da Emater, Luiz Busatta. Os produtores iniciaram a colheita de laranja do céu e bergamota da variedade ponkan.
No momento, também está sendo feito o manejo das coberturas de solo, visando ao plantio de trigo. A tendência atual é de redução de área de 30% em relação à safra passada, ficando em 60 mil hectares. Da lavoura de milho, com área de plantio de 210 mil hectares, resta apenas 8% para ser colhido.
A área que falta ser colhida concentra-se nas propriedades de agricultura familiar, onde a colheita é realizada manualmente, devendo prolongar-se até o final do mês. O feijão safrinha está totalmente colhido. A produtividade média é de 1.100 kg/ha.
(
Correio do Povo, 09/06/2006)