O tráfego na BR 386 contou ontem com um movimento diferente: o transporte de três hélices para os aerogeradores do Parque Eólico de Osório. Elas fizeram o trajeto Sorocaba (São Paulo) - Osório em três carretas e escoltadas por batedores da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A escolta obedece à lei, que a prevê para o transporte de cargas de grandes dimensões.
Segundo a PRF, cada hélice tem 40 metros de comprimento e pesa seis toneladas e estão previstas mais 30 cargas deste tipo, durante os próximos dois ou três meses. O cronograma acompanha o avanço das obras em Osório, que está completando o primeiro parque de 25 aerogeradores.
O complexo prevê um total de 75 torres em três parques: Osório, Sangradouro e Índios. O primeiro já conta com 20 aerogeradores concluídos, com montagem de dois por semana, em média. O empreendimento da Ventos do Sul - formada pelo grupo espanhol Elecnor (majoritário), pela empresa alemã Enercon (tecnologia) e pela gaúcha CIP Brasil - representa um investimento de R$ 670 milhões para uma potência instalada de 150 megawatts (MW). A fase de obras, iniciada no ano passado, envolve um total de 40 empresas do Rio Grande do Sull e gera 800 empregos diretos.
(
Correio do Povo, 09/06/2006)