Neste sábado, dia 10 de junho, uma passeata vai reunir o movimento ambientalista gaúcho encerrando as atividades do Núcleo Amigos da Terra/Brasil na Semana Nacional do Meio Ambiente. A marcha com o título “A paciência no limite” será um protesto das entidades ambientalistas gaúchas contra o cerceamento da participação das ONGs junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA). A mobilização havia sido marcada para o sábado anterior mas foi adiada para amanhã devido à previsão de chuva para o sábado passado.
A concentração para a marcha será às 10h no monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha. O protesto vai seguir pelo "Caminho dos Parques" até o Parque Marinha do Brasil. Durante a passeata, ocorrerão manifestações artísticas, gritos de protesto, além da distribuição de material informativo das ONGs e do tema da passeata.
A atividade está sendo organizada pelo INGA - Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais e apoiada pela APEDEMA - Assembléia Permanente das Entidades de Defesa do Meio Ambiente do RS, SAALVE - Amigos da Água e do Verde, Núcleo Amigos da Terra/Brasil, UPAN - União Protetora do Ambiente Natural, Movimento Roessler de Defesa Ambiental, AGAPAN - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, Diretório Central de Estudantes da UFRGS e Núcleo de Ecojornalistas do RS.
Mais informações no site do
INGA ou em
matéria anterior do Ambiente Já.
(Informações da Ass. de Comunicação do NAT/Brasil, 08/06)