A Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB) aproveitou a Semana do Meio Ambiente para promover uma mostra sobre banhados do Estado. Aberta no Dia Mundial do Meio Ambiente, a exposição distribuída nas salas do Museu de Ciências Naturais oferece uma visão de como são os ecossistemas de 30 banhados e alerta para a ameaça que todos sofrem devido à poluição. A exposição apresenta cinco aquários contendo espécies vivas de peixes, aranhas, moluscos e anfíbios.
Os banhados são ambientes naturais alagados, de modo temporário ou permanente, onde habitam plantas e animais adaptados à vida sob influência da água. Entre as funções estão controle de inundações, carga e descarga de água subterrânea, proteção contra erosão e filtro natural de substâncias poluidoras.
Registros do fotógrafo Rômulo Lubachesky, que mostram pontos desde a nascente do Dilúvio, no Parque Saint Hilaire, até a foz do Guaíba, estão na exposição. A mostra ficará no Jardim Botânico (av. Salvador França, na Capital) até 2 de julho, com visita das 9h às 17h, de terça a domingo.
(
Correio do Povo, 08/06/2006)