O Núcleo de Engenheiros e Arquitetos de Bagé (Neab) promoveu ontem (06/06), às 19h30min, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), uma palestra no auditório desta última entidade, cujo título era “Geotecnologias Aplicadas a Projetos de Barragens”.
O palestrante convidado, Paulo Corrêa, é engenheiro-agrônomo e diretor proprietário de uma empresa de engenharia que detém a liderança de mercado no uso de tecnologia avançada para georeferenciamento e geoprocessamento.
Conforme Corrêa, é muito grande a oferta de informações confiáveis em diversos setores. “O aspecto fundamental dessa questão é que são dados oferecidos de modo gratuito. Basta saber usá-los”, comentou o agrônomo.
Paulo Corrêa fez algumas conceituações na sua exposição com ênfase ao geoprocessamento, que é a utilização de imagens de satélite em todos os segmentos da cartografia, topografia, monitoramento ambiental e, claro, no reconhecimento de bacias hídricas. Segundo o profissional, a partir desses dados, disponíveis na Internet, qualquer pessoa pode ter acesso a informações valiosas nesse sentido. “Sem querer desvalorizar nada, hoje é possível, com a tecnologia existente e disponível, fazer uma simulação de projeto de barragem em pouquíssimo tempo”, entusiasmou-se, “e é isto que eu quero passar para as pessoas”.
Adriane Alves, presidente do Neab, entidade promotora do evento, por considerar a questão de grande interesse para a comunidade, procurou a parceria com a Aciba e convidou, também, o Ecoarte, como uma maneira de envolver vários segmentos que ampliarão o debate a respeito do abastecimento de água na cidade.
(Cláudio Falcão,
O Minuano online, 07/06/2006)