Fabricante de autopeças reaproveita 75 mil litros de água por dia
2006-06-07
Durante a semana do meio ambiente, que começou ontem (05/06) e vai até sábado (10/06), os funcionários da MWM INTERNATIONAL Motores comemoram os resultados da política ambiental adotada pela empresa. Uma das ações mais importantes é a recém-instalada estação de tratamento de água, que permite o reaproveitamento de 75 mil litros de água por dia.
A estação contou com investimento inicial de R$ 600 mil e usa a tecnologia da osmose reversa, que alcança, no final do processo, uma água limpa, translúcida, livre de íons, sais minerais e demais substâncias. Toda a água tratada é reaproveitada no uso industrial e nas torres de resfriamento, usada para baixar a temperatura das bancadas de teste da empresa.
A MWM INTERNATIONAL também faz a captação da água da chuva, que acontece desde 2003 na planta de Santo Amaro (SP), ação que deve ser estendida para as demais plantas. Nesse sistema, fazemos o desvio da água de alguns tubos coletores da rede de águas pluviais para reservatórios enterrados, onde a água é filtrada e clorada para eliminação de bactérias e algas, explica Antonio Pires, gerente de Qualidade e Meio Ambiente da empresa.
Usando uma área de 800 m² do telhado da fábrica, o programa captou cerca de 4,6 milhões de litros de água desde 2003, usada principalmente para a limpeza dos pisos e para a máquina de lavar peças, o que gera uma economia do recurso natural e também financeira.
Aquecimento solar
Buscando soluções ecológicas no uso de energias a empresa resolveu adotar, em 2003, o Programa de Aquecimento Solar. Desde então, toda água usada para o banho de um dos cinco vestiários da planta de Santo Amaro (SP) - por volta de 300 banhos diários, o equivalente a quatro mil litros de água todos os dias - é aquecida pela energia solar. Com a medida, a empresa apresentou uma economia de energia de 61% em relação ao gasto com energia elétrica anterior à instalação do sistema. A idéia da empresa, tanto do Aquecimento Solar como dos demais programas, é estender as iniciativas para as outras duas plantas da empresa, localizadas no Rio Grande do Sul e na Argentina.
(Eco Informe, 06/06/2006)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=13276&iTipo=1&idioma=1