Ativistas bloqueiam transferência de elefantes na Tailândia
2006-06-07
A transferência de oito elefantes asiáticos para zoológicos australianos foi paralisada nesta terça-feira (06/06), depois que defensores dos direitos dos animais evitaram que os caminhões levassem os paquidermes ao aeroporto de Bangcoc, alegando que eles sofreriam no exterior. Pelo menos dois ativistas bloquearam os caminhões no final de segunda-feira (05/06), impedindo-os de sair de uma estação de quarentena na província tailandesa de Kanchanaburi. A paralisação continuou nesta terça-feira, com cerca de 15 moradores, incluindo crianças de cerca de 5 anos, no lado de fora da estação, e os elefantes ainda nas jaulas dentro dos caminhões.
Um cartaz fora da estação dizia "Parem de Explorar os Elefantes Tailandeses". "Queremos ensinar às nossas crianças que nossos recursos naturais são importantes e que temos que tomar conta deles", disse Rajani Dhongchai, diretor de uma escola, no protesto. "Os elefantes são parte da vida selvagem. Se algo faltar nesse círculo, a floresta não será rica".
Soraida Salwala, fundadora do grupo tailandês Amigos do Elefante Asiático, disse que os manifestantes estavam preocupados com o bem-estar dos animais. Eles alegam que os animais - que serão parte de um programa de reprodução em cativeiro na Austrália - vão sofrer, confinados em zoológicos, e que o programa não vai ajudar a conservar a espécie.
Soraida disse que ela se retiraria se os elefantes fosse recolocados em seus estábulos e o governo tailandês discutisse a questão com os ativistas. As autoridades haviam planejado levar os elefantes a um lar temporário nas Ilhas Cocos, na Austrália, onde ficariam isolados por três meses.
Autoridades australianas disseram estar "perplexas" com as ações dos manifestantes, já que os dois governos assinaram um acordo, em 2004, abrindo caminho para a transferência. "Nós agimos em todas as ocasiões com deferência e respeito pelas leis, pela cultura e pelo patrimônio tailandeses", disse Guy Cooper, diretor do Consórcio de Zoológicos Australianos. "Nós temos sido bastante conscientes em assegurar que todo o projeto atenda às necessidades das autoridades tailandesas e internacionais".
A transferência já havia sido evitada por mais de um ano, pois grupos defensores dos direitos dos animais em ambos os países lutavam contra ela. Uma corte australiana liberou a transferência em dezembro passado desde que os zoológicos atendessem a certas garantias que garantissem o bem-estar dos animais. O ministro do Meio Ambiente australiano, Ian Campbell, disse que o programa de reprodução em cativeiro ajudaria a assegurar a sobrevivência da espécie e a proteger os elefantes dos conflitos com fazendeiros tailandeses e da diminuição do seu habitat natural.
(AP, 06/06/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=25045