Supermercados e governo se unem para promover consumo de orgânicos
2006-06-07
A Ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, e o presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), João Carlos de Oliveira, assinam nesta quarta-feira (7/6), às 9h, em Brasília, acordo de cooperação para incentivar o consumo de produtos orgânicos. A assinatura marca o lançamento da II Semana dos Alimentos Orgânicos, que acontece entre os dias 23 e 30 de junho nos supermercados de todo o país.
A Semana dos Alimentos Orgânicos, parceria da Abras e do Ministério do Meio Ambiente, recebe nesta segunda edição a adesão de mais três ministérios: Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Desenvolvimento Agrário e Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Durante a campanha, os supermercados e comitês formados pelos ministérios em todo o país realizarão ações para a divulgação dos produtos orgânicos. Entre as atividades programadas estão ofertas e promoções especiais nas redes que aderirem à campanha, além de visitas a escolas, que serão feitas pelas comissões estaduais do Ministério do Meio Ambiente.
“A campanha tem como tarefa mostrar aos consumidores os orgânicos como produtos socialmente e ambientalmente corretos, além de torná-los mais conhecidos pelo grande público”, afirma o presidente da Abras, João Carlos de Oliveira. Os supermercados já têm à disposição do consumidor muitos produtos orgânicos diferenciados, como roupas, cosméticos, entre outros.
Atualmente, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o mercado mundial de orgânicos movimenta US$ 26,5 bilhões, dos quais US$ 100 milhões no Brasil. A comercialização desses produtos no país cresce, anualmente, o dobro da média mundial. Segundo o secretário do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Viana, a parceria é um ganho de política pública, de educação e cultura para a valorização do meio ambiente.
(Informações de Ex-Libris Comunicação / Abras, 6/6/2006)