Prefeitos Canadenses apóiam Protocolo de Kyoto
2006-06-07
Prefeitos de algumas cidades Canadenses adotaram políticas que apóiam o Protocolo de Kyoto, manifestadas em uma declaração conjunta. “Os governantes municipais se comprometem em implementar políticas e mudanças operacionais, as quais alcançarão reduções globais nas emissões de gases do efeito estufa de 30% até 2020, e 80% até 2050, com base no nível de emissão de 1990,”diz a declaração.
Quando o Canadá ratificou o Protocolo de Kyoto em 2002, o país concordou em reduzir as suas emissões anuais de gases do efeito estufa (GEE) em 6%, entre 2008 e 2012, com base nas suas emissões de 1990. O Governo Federal tem alegado que estas metas são impossíveis de serem alcançadas.
A declaração da Federação dos Municípios Canadenses diz que os governos locais podem ter um grande impacto sobre a redução das emissões dos GEE no Canadá ao mudar regras de uso do solo, melhorar o transporte público e reduzir as emissões de metano produzidas por depósitos de lixo. “No Canadá, cerca de 55% das emissões de GEE podem ser influenciadas por decisões a nível municipal”, diz a declaração, que foi publicada durante a reunião anual da Federação no final de semana.
O Presidente do Comitê de Meio Ambiente da Federação, Lloyd Hines, disse que o grupo espera ser consultado para o Plano Climático do Primeiro Ministro Stephen Harper. O plano deve ser publicado até o final do outono (hemisfério norte). Segundo ele, os membros da Federação estão preocupados com a mensagem ambiental que o Governo de Harper tem passado até agora. “Eles estão preocupados que possa haver uma redução no comprometimento para com Kyoto e outros assuntos ambientais”, disse Hines.
(Por Fernanda B Müller, Carbono Brasil, 06/06/2006)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=13270&iTipo=5&idioma=1