O grupo Idéia Verde, da Escola Estadual Técnica São João Batista, fez um trabalho de campo esta semana em uma propriedade particular, na cidade de Capela de Santana, no limite com Montenegro. Foi feito o plantio de aproximadamente 50 mudas ao longo da encosta do Rio Caí. O grupo está envolvido hoje com o Projeto Ingá, da Petroflex.
Este projeto tem o propósito de apoiar ações no sentido da recuperação e preservação do meio ambiente natural e da paisagem das margens dos rios Caí, Jacuí e Taquari. De acordo com a bióloga responsável, Laís Fernandes de Moraes, o sucesso desse projeto depende da sensibilidade e do envolvimento da comunidade. "Por isso, essa parceria entre a empresa e a escola São João. A rede escolar faz parte do público alvo do Projeto Ingá."
O grupo iniciou suas atividades em 2002, como fruto de uma parceria feita entre a entidade sócio-ambientalista União Protetora do Ambiente Natural (Upan) e a escola São João Batista, no Projeto Sócio-Ambiental de Recuperação da Área de Risco do Morro São João. Este projeto teve como objetivo recuperar, através do plantio de árvores nativas, a área de risco de onde foram reassentadas 32 famílias, no Morro São João. Após 10 meses de trabalho, os integrantes decidiram criar o Grupo Idéia Verde.
Fazem parte do grupo alunos, ex-alunos e voluntários. São coordenadores a vice-diretora da escola, Josênia Flores Cruz Aldana, o biólogo e coordenador da Upan, Rafael José Altenhofen, e a assistente social e também coordenadora da Upan, Ana Paula da Silva Martins. Segundo Ana Paula, o objetivo do grupo é a promoção, divulgação e atuação em projetos e ações de interesse sócio-ambiental que permeiam a realidade de Montenegro. Eles estão atuando hoje com projetos e ações que envolvam as seguintes temáticas: recuperação de áreas de risco; recuperação de áreas de preservação permanente; arborização urbana; recursos hídricos; banhados; patrimônio histórico e cultural e fauna e flora. Desenvolvem, também, além do Projeto Ingá, o Projeto Mudário (Viveiro), que produz mudas de árvores nativas para aplicação em atividades e o Boletim Informativo Idéia Verde no Papel, que visa a divulgação do trabalho desenvolvido e a promoção de temáticas sócio-ambientais no município e arredores.
(
O Ibiá, 07/06/2006)