Uma caminhada ecológica mobilizou ontem cerca de 50 estudantes atendidos pelo programa Saci Colorado, mantido pela Fundação de Educação e Cultura do Internacional (Feci). O grupo saiu do Anfiteatro Pôr-do-Sol em direção ao Parque Gigante (Capital). No caminho, os jovens fizeram o plantio de mudas na orla do Guaíba. A atividade integra a Semana Municipal do Meio Ambiente.
Os jovens são atendidos pelo projeto Novos Horizontes, que oferece cursos de capacitação nas áreas de moda e design, marcenaria e ainda eletricidade, em parceria com o Sesi/Senai. As aulas têm duração de três anos e o ingresso ocorre a partir dos 14 anos e meio. Hoje, são 66 alunos beneficiados. "A intenção é formá-los quando tiverem idade para ingressar no mercado de trabalho", afirmou o coordenador do projeto, Alfeu Farias Velho Filho.
O projeto soma 16 mil jovens atendidos. O critério de escolha dos adolescentes segue a situação de vulnerabilidade social. Também há assistência às famílias, por meio de oficinas de inclusão digital e de cursos voltados à geração de renda, que ensinam a confeccionar biscuis e bijuterias. Alfeu explica que as oficinas ocorrem nas escolas, para que funcionem como ponto de referência às comunidades.
O projeto começou em 2005, após o Ministério Público determinar, como penalidade pelo não recolhimento de FGTS, a realização de ações sociais. O projeto substituiu a multa em dinheiro. "O compromisso termina em dezembro, mas o projeto continua", afirmou Alfeu. Através da parceria da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa atinge 18 escolas.
Além do plantio de mudas, os alunos assistiram a uma exposição técnica feita por um biólogo. Após a caminhada houve oficinas temáticas sobre produção de vassouras ecológicas e de papel artesanal no Parque Gigante, na Capital.
(
Correio do Povo, 07/06/2006)